sábado, 12 de março de 2011

GASTRITE + CHÁ DE BOLDO E LOURO

Bem genteeee...estou de volta. O carnaval me trouxe umas consequências não muito agradáveis. Ando um pouco deprê, e com uma crise de gastrite desde a segunda de carnaval =/
E por falar em gastrite, quem tem sabe como é ruim esse troço!
Gastrite é a inflamação da mucosa gástrica, pode ser aguda ou crônica. Várias coisas podem desencadear uma gastrite, tipo, muito fritura, massas com aquele molho vermelho MARAVILHOSO(rsrsrs), o uso de prolongados de anti-inflamatórios, corticóides, o álcool e o refrigenrante em excesso também são grandes vilões dessa doença. Pode ser causada também por uma bactéria chamada H. pylori (na endoscopia sempre é retirado um material para ver se vc tem a bactéria), por fungos, vírus, etc....pacientes acamados por muito tempo também podem ser acometidos pela gastrite aguda.
O desconforto abdominal é terrivel(uma queimação misturada com dor), a vontade de comer e se sentir "empachada" é o óh (ainda mais pra mim que adoooro comer), nauseas, vômitos também são algumas que geralmente acontecem.
Dai pra "curar" isso, eu faço o seguinte:

  • Tomo um omeprazol(indicação médica), pela manhã antes do café.
  • Não tomo café ou nada que contenha cafeina
  • Nada de refrigerante, nem aquele choppinho com as amigas...
  • Nada de frituras, molhos e fast-foods por um tempinho até a crise passar(rsrsr)
  • Como mais devagar ainda, mastigando bem os alimentos
  • Um chazinho de boldo ou louro é essencial!!!



O chá de boldo tem ação laxativa, ou seja, vai aliviar muito a parte intestinal aliviando as dores, enjôos e os vômitos. É bom também para quem tem doença hepáticas e da vesícula biliar.
Muita gente odeeeia o chá de boldo, eu particularmente adoro =)
Aqui é mais comum o boldo do chile, mas també existe o boldo baiano e o boldo de jardim.
Mas tem que ter cautela quando for tomar o chá, pois tudo que é em excesso faz mau viu gente??...e gestantes tem que procurar primeiro o médico pra ver se pode tomar ou não.




O chá de louro, é um ótimo relaxante para seus músculos, é ótimo pra quem tem má digestão(o que causa a constipação e nauseas) e para a famosa dor de barriga.
Você ferve a aguá, depois coloca umas folhinhas e tampa, depois de ums minutinhos já ta pronto!!! É bom tomar ele docinho, fica muito gostoso...ADOROOO...
Muita gente também usa na culinária...

É isso gente...
espero que tenham gostado das dicas...

Bjoks =***

15 comentários:

  1. oi..meu namoradiinhoooo..descobriu agora que tem gastrite aguda então eu to mim vedo mala pq ele ta sentindo muit mas muita dor.eu pesquiso, leio tudo q é relacionado a isso..adorei a dica..pois mim falaram q chá de boldo fazia mal..e isso era uma das coisas que aliviava a dor q ele estava sentindoo..adorei essas dicas !

    obrigada..irei fcar acompanhando sempre o seu site.. bjs

    larissa araujo

    ResponderExcluir
  2. Aaaah. Larissa, nem se preocupa! O chá de boldo+louro é super indicado nos casos de gastrite, é tipo um tratamento natural, mas ele não pode deixar de ir ao médico(gastroenteriologista) para fazer exames mais complexos e saber qual o grau de gastrite ele tem e saber se há a presença da bactéria chamada Hpilore. obrigada pelo comentario e foi muito bom poder ajudar! =D

    ResponderExcluir
  3. Normmalmente esses ingredientes são encontrados nos famosos mercados municipais...vamos as compras.
    Abs!
    Wendel Alves

    ResponderExcluir
  4. Normmalmente esses ingredientes são encontrados nos famosos mercados municipais...vamos as compras.
    Abs!
    Wendel Alves

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo! Geralmente tem nos mercados e feiras livres. Aqui em Natal tem uma senhora no centro da cidade que há muito tempo atrás vende ervas, gosto de comprar com ela tb, quando não dá pego o louro da minha plantação mesmo e o boldo uso o chá de caixinha.

      Excluir
  5. walquiria salesmarço 12, 2013

    adorei a dica achava que cha de boldo fazia mal!! vou agora mesmo fazer um chazinho para mim tomar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rsrsr...Normal Walquiria, quando a gente não conhece bem as coisas é comum a dúvida. Agora que já sabe que é bom e faz bem o torne comum na sua vida diária se possível. Bjus!

      Excluir
  6. amei a dica estou atacada da gastrite aguda to mal ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossaa...imagino o que vc está sentindo! Pois bem, tome o chazinho a noite se preferir e pela manhã em jejum é bom o omeprazol, mais antes de tomar de uma olhada na bula para ver se não tem alguma contraindicação que possa venha causar problemas piores para vc. Se não tiver alergia a medicamentos ótimo! Boa sorte e melhoras!

      Excluir
  7. ei gatinha fiz ballet cntg no complexo ano passado :D, nossa adorei muito as suas dicas, to aqui com uma dor horrivel no estômago , vou fazer seguir as dicas e tomar o cházinho, bjo fofa . TatianeCurioso .

    ResponderExcluir
  8. Maria Damaziodezembro 03, 2013

    gostei muito das dicas muito obrigada vou tomar este chá

    ResponderExcluir
  9. O Cha de BOLDO é um santo remedio pra o figado e gastrite.

    ResponderExcluir
  10. estou tomando a dois dias a noite e ja estou me sentindo melhor gastrite nunca mais!

    ResponderExcluir
  11. estou tomando a dois dias a noite e ja estou me sentindo melhor gastrite nunca mais!

    ResponderExcluir