quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Chá Preto




Olá gente, tudo bem?? Espero que sim. Bom, depois de um carnaval movimentado para algumas pessoas eu estou voltando ao blog com uma postagem bem legal e super no tema do mesmo, o Chá Preto! Meu blog é voltado a vários tipos de assunto mais, eu percebi que faz um bom tempo que eu não falo de um chazinho né? =D

Então vamos lá!

Eu particularmente não sou uma apreciadora do chá preto por ele ser muuuuito forte, gosto mais dos chás suaves e  que tenho função calmante/relaxante e digestiva. Meu esposo que gosta mais não toma muito não, só quando eu lembro que existe chá em casa! o_O



Existem vários tipos de chás pretos, mais entre os mais famosos estão o indiano e o chinês.
O chá preto é mais consumido no Ocidente, tanto em saquinhos ou em forma de folhas e grande parte dos que são consumidos internacionalmente são produzidos na Índia. Você pode encontrar o chá em forma de saquinhos, tipo daqueles que vem em caixinhas que são vendidos nos supermercados e na forma de folhas, que geralmente são comercializados nas feiras livres, mercados públicos e até mesmo no centro da cidade, pelo menos aqui em Natal tem uma senhorinha no centro que vende ervas e raízes fortes há muito tempo e, sinceramente eu nem sei que ela ainda estar vendendo por lá, quando for dar uma voltinha pelo centro vou a procura dela! Hahahaha =D
Atualmente compro chás no supermercado mesmo, comprei vários e o chá preto da Mate Leão foi o escolhido por Cesar (meu esposo), a caixinha custou em média de 1,90 e contém 10 saquinhos.



O chá preto é o mais forte e o mais cafeinado de todos os chá que são produzidos a partir da planta Camellia sinensis. Com ela também são produzidos o Chá Verde, Branco e o chá Oolong (que eu nunca ouvi falar...kkkk).
Estudos já foram publicados em favor das propriedades antidiabéticas e que pessoas que bebem de três a seis xícaras de chá preto por dia são de 30% a 57% menos propensas a terem ataques cardíacos e também são menos vulneráveis a terem diabetes tipo 2.
Segundo o endocrinologista Cláudio Rodrigues, o chá atenua os efeitos nocivos e ruins dos alimentos gordurosos porque dá ao organismo um tempo maior para transformar as de baixa densidade (que resultam o mau colesterol) em gordura de alta densidade (bom colesterol). Para quem se preocupa com o ganho de peso e que tem dificuldades de perder também é ideal, além do preto o chá verde e o branco também. Uma xícara com 100ml de chá preto só vai conter apenas uma caloria, legal né??

Mais como tudo demais é veneno o chá preto tem efeitos colaterais também, como disse no começo o teor de cafeína dele é super alto, então o consumo desenfreado pode acarretar em: insônia e você pode sentir muita vontade de urinar, muuita mesmo...kkkkkk.

Então cuidado gente, ele é bom mais ao ingerir qualquer tipo de medicamento, seja ele natural, manipulado ou drogas químicas devemos ter cautela e sempre pedir uma indicação do médico. Eu particularmente adoro chás mais sempre os tomo com moderação. Tenho exemplo de uma pessoa conhecida que queria perder peso, entrou na academia, fez reeducação alimentar, entrou na academia e trocou a água pelo chá branco. A amiga andava com sua garrafinha de chá na bolsa e toda vez que sentia sede tomava seu chá. Resultado: O corpo que sempre quis e com saúde, como ela alcançou seu objetivo decidiu parar de tomar o chá, mais continuou com tudo...alimentação saudável e malhando todos os dias.

É isso ai gente, consultem seu médico, eduquem-se e exercitem-se, seu corpo agradece!

Beijinhos e espero que tenham gostado!
=*